5 Motivos Que Farão Você se Apaixonar por Memphis

3
5 Motivos Que Farão Você se Apaixonar por Memphis
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Minha primeira visita a Memphis foi em 2015. Se, naquela época, me falassem que em dois anos eu estaria morando por aqui, eu não acreditaria. Mais ainda, seria difícil de imaginar que eu conseguiria meu primeiro estágio e ele seria aqui (isso vale assunto para um post que será publicado em breve :-)).

Algumas curiosidades de Memphis: a casa do Elvis Presley é a segunda casa mais visitada dos EUA (a primeira, adivinhem!, é a Casa Branca). Memphis está na divisa dos três estados: Tennessee, Mississippi e Arkansas. Subindo na loja de pesca Bass Pro Shops at Pyramid, você consegue ver o Rio Mississippi  e a divisa da cidade com o estado do Arkansas. A vista que você terá será essa:

Bass Pro Shops at the Pyramid, tennessee, memphis, i love memphis
Foto: Bass Pro Shops at Pyramid / Arquivo pessoal

(Essa ainda não é uma razão para você se apaixonar, mas já deu pra ver como a cidade é linda de cima, né?)

A Bass Pro Shops é a mais famosa rede de lojas de caça e pesca nos Estados Unidos. Em Memphis, a loja fica no centro da cidade, dentro de uma pirâmide. Além da loja, eles têm também um hotel e dois restaurantes (um no primeiro piso, outro no topo da pirâmide). Vale muito a visita: há jacarés, peixes e outros animais; uma loja de doces artesanais; e a ambientação da loja é super diferente, você vai se sentir em um parque de diversão. Caso você tenha sua própria arma ou arco e flecha, eles também possuem um espaço (não gratuito) para treinos de ambas as modalidades.

Aqui, listei os 5 principais motivos que irão fazer você apaixonar por Memphis:

1. Barbecue

Memphis é conhecida por ter o melhor Barbecue dos Estados Unidos. Barbecue em inglês significa churrasco, mas é bem diferente do churrasco que nós brasileiros estamos acostumados a preparar em casa ou comer nos restaurantes. O barbecue daqui é feito com carne de porco, levemente picante, com molho mais adocicado, acompanhado de cole slaw (um tipo de saladinha gelada feita com couve e cenoura), e baked beans, os feijões mais doces que os americanos amam. Definitivamente esse é um dos motivos que irá fazer você se apaixonar pela cidade!

Aqui, uma foto do Central BBQ:

apaixonar por memphis, Tennessee, memphis, barbecue em memphis, central bbq
Foto: Central BBQ / Arquivo pessoal

É de dar água na boca, né?

2. Parques e Natureza em Memphis

Para quem gosta de passeios ao ar livre e se aventurar por trilhas e caminhadas, Memphis oferece várias opções. As mais recomendadas são: o Memphis Zoo, um dos melhores zoológicos que já fui – lá, você pode ver o panda gigante, dar comidinha para as girafas, ver o urso polar brincando na piscina e também o famoso urso Grizzly (mascote do time de basquete da cidade); o Shelby Farm Park, com passeios para fazer sozinho ou com a família, como caminhadas, trilhas, passeios de biclcetas com ciclovias totalmente preparadas para receber os turistas, passeios a cavalo e, se você quiser andar de caiaque, o parque conta com mais de 20 lagos – traga o seu ou alugue um! Uma das minhas atrações preferidas era caminhar no Patriot Lake, também no Shelby Farm; Mud Island River Park, com uma bela vista para o Rio Mississippi e com um museu sobre sua história; e o Levitt Shell, com seus shows e apresentações ao ar livre.

shelby farm park, memphis, tennessee, patriot lake
Foto: Patriot Lake – Shelby Farms Park / Arquivo Pessoal

(Olha que linda essa vista e me diz se não é de correr com gosto?)

3. Vida noturna

A vida noturna de Memphis é uma delícia para quem gosta de música ao vivo. Na famosa Beale Street, bem no centro da cidade, há diversos restaurantes e bares, para todos os gostos. Ah, aos sábados, dia de mais movimento, a prefeitura fecha a rua a partir das 22h, e cobra uma taxa de $5 por pessoa para entrar (e apenas para maiores de 21 anos). Mas calma! Como alguns bares cobram uma entrada de $10, você pode usar os $5 como desconto. Um bar que você precisa ir é o B. B. King Blues Club. Chegue cedo, por volta das 21h, pegue uma mesa, belisque uns aperitivos, aproveite uns drinks e curta (muito!) a banda ao vivo – eles são incríveis! Outros três bares legais na mesma rua: Tin Roof, Silky O’Sullivan e o Rum Boogie Cafe. Fugindo um pouco da Beale, tem também o Silly Goose e o Belle. Para os que adoram música latina, como eu, o Rumba Room é um famosíssimo clube em Memphis para quem quer aprender a dançar (ou apenas dançar!) salsa – aberto às sextas e sábados, das 21h30 às 3h da manhã.

BB King Blues Club, i love memphis, memphis, tennessee
Foto: B.B. King Blues Club na Beale Street / Arquivo pessoal

4. Os Museus (Graceland, Civil Rights Museum, Sun Records, Mud Island, entre outros)

Memphis é conhecida por ser a capital do Rock n’ Roll e do Blues. Sua energia musical com sua deliciosa culinária (você viu ali em cima, né?) faz de Memphis minha cidade preferida do sul dos EUA! Mas, não é só por isso que a cidade me encanta. Memphis foi palco de revelação de grandes artistas como Elvis Presley, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis. Na cidade, há diversos museus que guardam e honram as memórias desses artistas. O primeiro, Graceland, é o meu preferido e onde está a famosa casa de Elvis Presley. Ali, você poderá fazer um tour pela linda mansão do cantor, (com áudio-guia interativo em diversas línguas), conhecendo cada cômodo da casa, desde o escritório, cozinha, até o jardim, os carros usados pelo cantor e as roupas vestidas por ele. Definitivamente vale a visita! O segundo é o Sun Records, com tours de 45 minutos para conhecer mais da história dos artistas que gravaram seus primeiros discos por ali, como os artistas que citei acima. Outro museu, não ligado à música, mas sim à cultura americana, é o Civil Rights Museum, ou Museu dos Direitos Civis – reformado em 2014, hoje conta com um acervo gigantesco relacionado à luta pelos direitos dos afro-americanos na história dos Estados Unidos. O museu foi construído dentro do Lorraine Motel, o hotel em que Martin Luther King foi assassinado, em 1968. O seu quarto está intacto e aberto à visitação.

graceland, memphis, i love memphis, tennessee
Foto: Graceland / Arquivo pessoal

Outros museus em Memphis: Stax Museum of American Soul Music, Memphis Rock’n’Roll Museum, Children’s Museum of Memphis e o The Cotton Museum.

5. Custo de vida

Por último, mas não menos importante, o custo de vida em Memphis é 14.3% menor do que a média nacional. Apesar de não ser uma das cidades mais seguras dos Estados Unidos, Memphis possui alta taxa de empregabilidade, com a sede de empresas como FedEx, International Paper, Autozone e um grande centro de distribuição da Nike, com oportunidades de emprego em diversos níveis. Além disso, cidades próximas como Collierville, Germantown e Arlington têm seus valores de aluguel mais em conta do que bairros mais próximos do centro de Memphis (girando em torno de $700 para apartamentos de 1 quarto para solteiro ou casal). Na cidade e em seu entorno, há bons restaurantes e áreas de lazer. A cidade também atrai turistas interessados em assistir jogos de basquete no famoso FedEx Forum. Memphis é, portanto, uma cidade gostosa de se viver, acessível financeiramente, com diversas atrações e com ótimas oportunidades de emprego.

E você, conhece Memphis? Adicionaria mais alguma razão a essa lista? Deixe ai nos comentários e me escreva caso você estiver vindo passear e quiser saber mais sobre a região, vou ficar muito feliz em ajudar! 🙂

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

    • Oi Marilia, tudo bem?
      Que legal seu comentário! Há quanto tempo está em NY? Estou de mudança para Boston, ali pertinho. O que achou de Memphis?
      Beijos e tenha um ótimo ano!

LEAVE A REPLY